Dicas para a Bienal do Livro

18:09

bienal1 6 dicas para a Bienal do livro de SP

Hey, hey, hey, quem aí vai na Bienal do Livro em São Paulo??? Eu pretendo ir domingo e vou segunda, e como boa "bienalista" de segunda viagem já descobri truques para não morrer de fome, sem bateria, não gastar tanto... Quem me encontrar por lá vai ganhar marcadores de página do blog,  feitos especialmente para esse grande evento literário que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo que teve seu início hoje.

1) Leve comida de casa: a minha maior dor de ir na Bienal é o preço da comida, quem sabe é um dos poucos pontos ruins do evento. Por que fica caro? Simples, como você só tem aqueles stands de comida para se alimentar os donos colocam o preço que quiserem, se não comer comigo vai pagar o mesmo (ou mais!) no stand ao lado. Por isso traz de casa algum lanchinho, marmita ou farofada com você! Eu recomendo levar barrinhas de cereal, salgadinhos, água (MUITA ÁGUA) e até um sanduíche, mas a marmita também vale, hehe. E as filas sempre são gigantes, se for comer lá e a fila estiver vazia, não importa se não estiver com muita fome, CORRE QUE NÃO VAI TER OUTRA CHANCE DESSA.

2) Não esqueça de uma mochila ou ecobag: Em 2012 eu só pude comprar 3 livros (já tinha comprado 7 fora do evento naquela semana, hehe) mas, mesmo essa pouca quantidade,  era muito chato segurar as sacolinhas e depois de uma hora ou duas minha mãe começou a doer. Não custa nada levar uma mochila ou ecobag de casa, quem sabe até comprar uma no evento. Ah, se for comprar mais de uns 20 livros~sonho~, eu levaria aquelas malinhas de rodinha, pode ser de viagem ou até a que seu primo usa para ir na escola, só não vá reclamar de dor nas costas/mão no dia seguinte.

3) Use roupas confortáveis: a Bienal não é SPFW, esse evento acontece em outro lugar. Imagina ficar andando o dia inteiro num espaço gigante que não tem lugar pra sentar, isso é a Bienal. Semana passada fui numa convenção no Anhembi que só tinha metade do espaço alugado e andei por 3 horas seguidas, e só parei em uns 15 stands, a Bienal tem bem mais que isso e aluga o Anhembi inteiro.

4) Descontos acumulativos: Existem editoras que te dão mais desconto quando compra mais livros no stand, se comprar 1 ganha 10%, 2 ganha 20%, 3 ou mais 30%... Nessas horas vale super  a pena comprar na Bienal, e vá com seus amigos para comprarem no mesmo stand aí você não precisa gastar com 3 livros, só precisa fazer uma compra para vocês e todos saem felizes (e com mais economias!). E tem também algumas editoras que fazem 4 livros por 10 reais <3



5) Veja o mapa do local: Ainda bem que em 2012 eu vi onde eram os stands das editoras, porque eu me perdi muito fácil dos meus pais (talvez, foi porque era de propósito) e eu não saberia onde era a editora do livro que eu queria.

6) Não compre por impulso: Antes de ir pro caixa leia um pouco do livro ou a sinopse , eu compro muito livro por impulso e hoje em dia só compro se o meu sexto sentido apitar. Sim, eu tenho uma sintonia com livros.

7) Compre sem julgar a capa:  Eu julguei a capa de Fazendo Meu Filme (contei a história aqui na resenha) na Bienal de 2012 e perdi a chance de economizar 15 reais em livros. Eu julgo a capa, mas estou me civilizando quanto a isso.

8) Faça amigos: Conheci muita menina legal na Bienal, porém perdi contato... Mas no lançamento da Paula Pimenta ganhei uma amiga que converso quase sempre, é ótimo ter alguém para compartilhar seus surtos literários e a loucura de ficar 7 horas em uma fila, rs.

9) Agarre sua senha: Vários autores internacionais vão vir para essa edição (Olá, Kiera Cass e Cassie Clare~23/08~) e as filas para lanamentos e sessões de autógrafo são inexplicáveis. Já fiquei 7 horas no da Paula Pimenta (que tinha 500 senhas) e 4 horas na do Maurício de Sousa (300 senhas), tive que chegar umas 2/3 horas antes de começarem a autografar e isso é muito cansativo. Se vocês forem tentar, só digo "May the odds be ever in your favor". Ah, e dá uma passada nos autores nacionais, vários tem livros ótimos sendo lançados na Bienal e adorariam poder dar seu primeiro autógrafo pra você!

10) Programação: a Bienal tem ótimos programas, desde as sessões de autógrafo até palestras e shows (no sesc SP de 2012 tinha show <3).

11) Brindes: Eu amo marcadores de livros e bottons, e se eu quiser algum dos dois para meu livro favorito, vou achar na Bienal. Em 2012 não sabia dessa infinidade de brindes, mas esse ano usarei meus olhos de águia para ganhar vários bottons!

Espero que vocês tenham gostado desse mini guia para sobreviver em um dos melhores eventos literários que existem (pode ser um exagero de uma bienalover). Quero ver se encontro alguma leitora para trocar uma ideia, dar um abraço e marcadores!

Quem quiser acompanhar a autora do blog: facebook ♥ twitter  instagram 


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe