Como acabar com o bloqueio criativo?

14:46

Beating Creative Block
Foto: Youthedesigner
Para pessoas como eu que vivem da criatividade, chega um ponto que a criatividade zera. Mas como assim? O jeito que está escrito é a verdade, seja lá escritor, blogueiro, freelancer e até mesmo o vestibulando escrevendo a redação do ENEM, a criatividade é um ponto muito forte, e como fazer para acabar com o bloqueio dela? Hoje vou trazer algumas dicas para tentar trazer a criatividade de volta!

1) Anote suas ideias!
Uma das maiores causas da minha falta de ideias é pelo fato de adiar o uso delas, usando sempre o pensamento "depois eu vou lembrar...". Por isso sempre tenha um papel ou um bloco de anotações por perto, pode ser até um gravador de áudio no celular e o bloco de notas que venha nele!

2) Pense dentro e fora da caixa!
O legal de usar sua criatividade, é que ela pode ser usada sem limites, mas depois que você fixa uma ideia o melhor é ficar só com ela e não ir acrescentando coisas, senão vai parecer que você está enrolando ou enchendo linguiça. 

3) Opinião é relativo
Quantas vezes você já discordou de um amigo, mas depois da explicação dele você achou a opinião dele interessante? Nesse caso, pergunte para conhecidos ou desconhecidos a opinião deles sobre tal assunto (se for uma pessoa que desconheça o assunto, melhor ainda!), no final do dia você poderá ter uma opinião fresquinha que acabou de sair do forno!

4) Se inspire pelo o que te inspira
É claro que, no meio do vestibular você não vai poder ouvir uma música ou reler um trecho de um livro que te inspire, mas em casa você pode fazer isso! Leia o seu livro favorito, ouça novas músicas, veja televisão e sua série favorita, no final você pode ter novas ideias!

5) Relaxe.
Quando pensamos demais em um certo assunto e bater na mesma tecla, parece que o assunto vai cada vez mais saindo da sua cabeça. Tire um tempo para fazer outra coisa que não tenha nenhuma ligação com o que você quer.

6) "Faça você mesma"
Esse não é nenhum tutorial de como fazer algo, é de como refazer. Pegue um trecho de um livro, texto ou revista e reescreva de sua forma! Mas não publique, faça isso por você. Isso pode ajudar a sua mente a se desenvolver criativamente.

7) Sonhe.
Pense em algo bem impossível e tente trazer a realidade, tipo, se você quer comprar uma blusa maravilhosa e você só tem R$40,00 reais e ela é X vezes mais cara, tente achar uma forma de conseguir ela sem gastar todo o seu dinheiro, quem sabe recriar?

8) Metafore-se
Use metáforas, e abuse do "...como...", ex: Fotografe como se a câmera fosse seu olho. Viva como se fosse seu último dia....

Essas são algumas dicas que me fazem colocar a mente para trabalhar, vocês tem algum jeito para aumentar a criatividade e acabar com o bloqueio criativo? Conta aqui nos comentários as suas técnicas!


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe