É Vintage ou é Retrô?!?

10:23

Eu sou muito fã de moda, não sou aquele tipo de pessoa que fica o dia inteiro pendurada nos sites das grandes revistas, nas próprias revistas ou lendo livros sobre a história da moda, só gosto de moda. Desde pequena eu sempre tive um Q a mais de amor por isso, cheguei até a pensar em cursar na faculdade, fuein deu errado. E além desse amor, tenho uma paixão por coisas antigas, sempre digo que nasci na década errada e que tudo antes era bem mais mágico, vai dizer se em 2013 teve inovações mais surpreendentes do que as pessoas das décadas de 60, 70, 80 ou 90 (TV em colorido, celular, internet, computador... Preciso dizer mais?)?!?

Então hoje venho até vocês, para explicar a diferença de dois termos que estão sendo muito usados nos últimos anos, e pela falta de informação às vezes é usado de forma errada, são eles o vintage e o retrô.

Vintage: O vintage, originalmente, não tem a ver com moda! É o nome dado a colheitas de vinho, se for para analisar etimologicamente (professoras de português ficando orgulhosas de mim em 3, 2, 1...) o significado vem de vint relativo às safras de uvas e age de idade. Era mais ou menos como, quanto mais velho melhor, entenderam?

Retrô (re-tro): Significado para trás. Tá, mas qual é a diferença entre os dois? Isso você ainda não explicou, Victoria.

O vintage é quando você tem em mãos um objeto jurássico que a sua vó tinha quando pequena, o vintage é nada mais, nada menos que o objeto velho. Já o retrô é um relançamento do objeto velho, por exemplo, as roupas inspiradas nos anos 60!

Um bom exemplo de vintage e retrô são as voltas das câmeras analógicas! Tem gente que vai atrás das mais antiguinhas (como Polaroid, Pentax, Canon  e outras.) e gente que opta pelas novidades com cara de antiga (como Fujifilm Instax mini, Diana F+, Holga, Action Sampler e outras.).


Twiggy nos anos 60, e o relançamento de seu estilo nas passarelas de Inverno em 2012!

A famosa Rollei, e uma Fujifilm Instax Mini, uma versão moderna das analógicas!

The-Artist-Poster

Famoso filme em preto e branco de Charles Chaplin dos anos 1936, e uma versão retro dos filmes preto e branco com o filme "O Artista", lançado em 2011!

Espero que tenham gostado de saber a diferença entre essas duas palavras que vivem  sendo confundidas por aí! Deixem comentários, curtam  a página do blog no facebook ou me sigam no instagram para receber notícias em tempo real!




You Might Also Like

4 comentários

  1. Ótima explicação! Me salvou, haha
    Post mais que útil!

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tipo de post que todos devíamos ler em algum lugar... Seja não só lendo como assistindo, o mundo seria bem melhor <3... ou não haha. Volte sempre :3

      Excluir
  2. Eu sabia assim mais ou menos o que é kkkkkk Mas a sua explicação foi ótima e eu estou quase mandando pra minha prima porque ela sempre erra a diferença acredita? E me irrita muito.

    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase entrei em discussão com minha professora de inglês na escola por causa disso kkkkk mas, inspirada nela e em partes já queria fazer o post, aqui está para um mundo da moda melhor <3 hahah

      Excluir

Subscribe